Projeto Lógica Digital

As atividades práticas de eletrônica digital geralmente consistem em apresentar o esquemático de um circuito digital qualquer e pedir aos alunos que construam um circuito equivalente utilizando os circuitos integrados disponíveis. Após a conclusão dessa montagem, é necessário que se verifique se o circuito construído é equivalente ao esquemático inicial. 

Atualmente, essa checagem é realizada de forma manual. Os alunos conectam as entradas do seu circuito a uma sequência de chaves e a saída do seu circuito a um LED e testam todas as possíveis entradas a fim de obter a tabela verdade dele. Se a tabela verdade obtida for equivalente à tabela verdade do esquemático proposto, então a montagem foi feita corretamente. 

Contudo, visto que essa forma de verificação é muito demorada, além de  suscetível a erros humanos, o que prejudica a eficiência das aulas práticas e diminui o aproveitamento delas pelos estudantes, idealizamos a construção de um dispositivo capaz de calcular a equação booleana mínima de um circuito lógico digital desconhecido. Os alunos conectariam o dispositivo ao circuito por eles projetado e obteriam a equação lógica que o descreve. Para validar o seu circuito bastaria que eles comparassem essa equação lógica com a equação lógica desejada, e, caso as equações fossem equivalentes, a sua montagem estaria correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *