Programa de Educação Tutorial (PET):
O que é o PET?
Criado em 1979 pela CAPES, o Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa que desde 2005 é reconhecida e financiada pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu-MEC) e pelas próprias Instituições de Ensino Superior. O objetivo é de enriquecer os cursos de graduação e oferecer aos PETianos a orientação e a oportunidade para que se desenvolvam além da formação básica em áreas que lhes interessem, gerando retorno aos demais alunos do curso na forma de atividades diversas.
Mais do que as outras iniciativas disponíveis aos alunos de graduação, nossas atividades abrangem os três eixos indissociáveis da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Preparamos cidadãos capazes de trabalhar em equipe, de exercer espírito de liderança e com compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. É o único programa institucional voltado para graduação que trabalha no formato de grupo interdisciplinar, ancorado em alunos e professores e que recebe avaliação institucional e não individual.
PET da Engenharia de Computação:
Motivações, História e diretrizes do PET EngComp!
A área de Engenharia de Computação vem se projetando no cenário nacional impulsionada, principalmente, pelo crescente desenvolvimento tecnológico dos setores de Microeletrônica, Sistemas Embarcados, Computação Móvel, Redes de Computadores e a Internet. Assim, surge a necessidade de atender à demanda de mão de obra qualificada que motivaram a criação dos cursos de graduação em Engenharia de Teleinformática do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT – UFC) em 2004. Esses cursos, que já continham as ênfases em computação e em telecomunicações, foram extintos para a criação dos cursos independentes de Graduação em Engenharia de Computação e em Engenharia de Telecomunicações em 2015.
Diante desse cenário, percebe-se que é necessário um trabalho efetivo de informação e assistência direcionado aos alunos da graduação. Além disso, busca-se também uma formação mais ampla do futuro engenheiro de computação, fundamentada numa relação mais integrada entre ensino, pesquisa e extensão, os eixos que formam o alicerce principal das atividades da UFC. Com o apoio dos alunos e professores do Departamento de Teleinformática (DETI), o PET Teleinfo UFC é extinto, dando lugar aos PETs EngComp e Telecom no final de 2018, que surgem para oferecer aos demais alunos de graduação o apoio necessário para uma formação superior mais rica em oportunidades e informação.
OBJETIVO
Auxiliar na formação de alunos de graduação em engenharia com excelente capacidade
técnica/científica, cultural, ética e crítica para atuarem ativamente no desenvolvimento de
tecnologia nacional, visando à construção de uma sociedade mais produtiva e mais justa.
PILARES
Atividades dos petianos durante a permanência no PET:
Caminhada pelo PET ENGCOMP – Que a força esteja com vocês!
Formação pela Pesquisa:
Considerando que o caminho a ser adotado para uma formação ampla, sólida e profunda pelo ensino, pesquisa e extensão do engenheiro, através do PET da engenharia Computação, é calcado nos pressupostos cognitivos suportados pelo conceito e pela ação científica, organiza-se em planos de estudos técnico-científicos e atividades, em geral, a serem desenvolvidos no PET.
Atividades de Extensão e Integração
O PET estende resultados para toda a comunidade!
Formação pela Extensão:
Desenvolvimento da extensão: O grupo PET poderá atuar para desenvolver projetos pilotos destinados à comunidade carente organizada que reside na vizinhança do Campus do Pici, onde estão abrigados os cursos de engenharias. As ações iniciais serão voltadas para a inserção digital da comunidade, bem como de educação tecnológica utilizando-se de recursos computacionais disponíveis no centro de tecnologia da UFC.
Integração de PETs: planejar e participar eventualmente, sempre que possível, junto a outros PETs da UFC, do Ceará e do Brasil, de encontros locais, regionais e nacionais para discutir e trocar experiências. Estes encontros são consolidados nos INTERPET’s, ENCEPET’s, ENAPET’s, etc.
Atividades culturais: poderão ser planejadas palestras com setores da sociedade produtiva, CREA-CE, Sindicato dos Engenheiros, entre outros. Promover a exibição de filmes de caráter técnico, científico e cultural, bem como a execução de cursos extracurriculares de interesse da comunidade acadêmica (previsto no projeto político pedagógico do curso de graduação).
Divulgação de resultados: serão divulgados todos os resultados decorrentes das atividades desenvolvidas pelo grupo nos Encontros de Iniciação à pesquisa, docência e extensão promovidos anualmente pela UFC.
Interação institucional: participação do grupo em atividades da coordenação do curso CGEC, departamento, centro e universidade, sempre que oportuno, por meio de reuniões, trazendo conteúdos, reflexões e demandas para discussões e elaboração de planos e políticas institucionais, em conjunto com o corpo docente.
Atividades de Ensino na Graduação
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Formação pelo Ensino:
Ao longo de suas permanências no PET, os petianos, além de realizarem a integralização curricular regular, devem exercer atividades relativas ao ensino de um modo geral, de forma equilibrada com aquelas de pesquisa e de extensão, que permitam, entre outros, trazerem resultados de suas práticas para o benefício de formação qualificada do conjunto de estudantes do ENGCOMP e dos ensinos médio e fundamental.
Monitoria: atividade contínua de auxílio aos alunos em dificuldades, principalmente em disciplinas que exigem mais dos alunos, bem como preparação ao longo da realização do curso para o ENADE. Deve ser feita na forma de tira dúvidas e resolução de exercícios clássicos das disciplinas selecionadas por grau de dificuldade, tendo sempre a orientação do professor de cada disciplina. A atuação dos petianos se dará em harmonia com monitores da PROGRAD e instrutores (alunos de pós-graduação com bolsas PROPAG) no contexto das disciplinas do CGEC em geral, e em particular naquelas que têm estudos dirigidos.
Você pode solicitar monitorias pelo site através da página de contato e indicar o motivo do contato como “Pedir monitoria”
Grupos de estudo: devem ser formados principalmente voltados para o apoio às disciplinas do plano básico ou de outras disciplinas, liderados pelos bolsistas petianos, permitindo uma maior socialização do conhecimento. Outros grupos de estudo serão focados tanto no espaço do desenvolvimento profissional da área, como também na iniciação e aprimoramento do domínio de línguas estrangeiras quanto à fala e à pronúncia, notadamente do inglês e do francês, visando um processo de integração internacional, tão importante para uma área de grande fluência e dinâmica como a da engenharia de computação.
Promoção de Eventos: promover as olimpíadas de computação, a Semana da Engenharia de Computação e de uma feira para apresentação de projetos desenvolvidos por alunos de graduação.
Novas metodologias de ensino: desenvolver estudo em conjunto com os PETs de Pedagogia e de Psicologia da UFC, ou outros que atuem com a mesma intenção, sobre novas metodologias no ensino das engenharias, envolvendo também os docentes dos cursos de graduação em engenharia de computação e em engenharia de telecomunicações, bem como de outras engenharias interessados no assunto. Este estudo deve-se focar no desenvolvimento e uso de ferramentas computacionais (software / hardware) voltados, em geral, para o ensino não-presencial, como o Moodle, mas que também inicialmente auxiliarão o ensino presencial. Deve-se iniciar um estudo sobre o ensino baseado em problemas e/ou projetos, como início de uma metodologia a ser adotada nas engenharias. Oportunamente, tais metodologias serão estendidas apropriadamente no ensino médio e fundamental de escolas públicas, as quais têm convênios com a UFC, ao incluírem conteúdos pertinentes à área das tecnologias da informação e das comunicações, em forma de matérias, atividades e disciplinas, de natureza transversal ou não-transversal, conforme previsto nas diretrizes curriculares.